Ir para o conteúdo Pular para o rodapé

O Graciosa

DSC_2979-HDR-Edit-Edit
4

Apresentação

Desde sua fundação, em 14 de julho de 1927, até os dias de hoje, o Graciosa Country Club tem representatividade e glamour muito especiais na sociedade curitibana.

O estatuto, que determina número reduzido de sócios, diferencia-o dos demais clubes de Curitiba, proporcionando uma convivência sadia e harmônica entre os associados.

As festas sociais e os eventos esportivos realizados ao longo de sua história traduzem o status, a elegância e o charme na vida do Graciosa Country Club, das pessoas e da própria cidade.

São aproximadamente 300 mil metros quadrados de área em local privilegiado, um campo de golfe a poucos minutos do centro de Curitiba, quinze quadras de tênis, um moderno parque aquático e uma Sede Social imponente e aconchegante.

No ano em que o clube foi fundado, 300 pessoas compunham o quadro social. Hoje aproximadamente 8.000 associados (entre titulares e dependentes) têm o privilégio de frequentar o Graciosa Country Club.

Nossa História

1914

11 de novembro de 1914

Por iniciativa dos alemães, nasce o Sport Club Germânia 1914, tendo como sócios-fundadores Isolde Stellfeld, Augusto Iwersen, Emil Koch e Hermann Schrank.

1917

19 de fevereiro de 1917

Na segunda-feira de carnaval, o Graciosa Tennis Clube promove o “Bal Masqué”.

1919

15 de janeiro de 1919

O Sport Club Germânia passa a ser denominado Tennis Club 1914.

1921

11 de maio de 1921

Por proposição de Carlos Stellfeld, o clube adota um nome em referência à sua localização: Graciosa Tennis Club.

1922

Álvaro Junqueira Júnior volta de seu curso de engenharia na Universidade de Illinois, nos Estado Unidos, e se torna sócio do Graciosa Tennis Club.

13 de fevereiro de 1922

Em São Paulo, pintores e escritores organizam no Teatro Municipal uma manifestação artístico-cultural que passaria para a história com o nome de Semana de Arte Moderna.

7 de maio de 1922

Augusto Iwersen, um dos irmãos Iwersen proprietários da área da Avenida João Gualberto onde o Sport Club Germânia se instalara em 1914, é eleito presidente do clube. Reconhecido pela capacidade administrativa, ele voltaria a presidir o clube por mais duas gestões na primeira metade da década de 1920. À época, o clube consistia de duas quadras de tênis e uma sede de madeira. O terreno onde se localizava, hoje esquina da Avenida João Gualberto com a Rua Rocha Pombo, era então conhecido como Parque Graciosa.

1926

Uma comissão formada por Augusto Iwersen, José de Moura Brito e Alarico Vieira de Alencar é estabelecida para examinar a compra de um terreno para acolher os interesses do clube.

A diretoria do Graciosa Tennis Club propõe união aos componentes do Curtyba Golf Club, também conhecido como “clube de golf dos ingleses”, criado em 1908 por Henry Herbert Gomm, o Henrique.

1927

3 de janeiro de 1927

O Curityba Golf Club é incorporado ao Graciosa Tennis Club.

Álvaro Junqueira Júnior, Augusto Iwersen, Carl Raeder e Ivo de Leão, dentre outros, lançam mão de seu espírito empreendedor para criar o Country Club. Junqueira compartilha com os demais o conhecimento dos clubes que visitou nos Estados Unidos. O sócio número 1 no novo clube viria a ser Augusto Iwersen, que adquiriu sua ação por R$ 500 mil réis. A ação de número 1 foi concedida a ele por sua dedicação ao clube e por ser o mais antigo sócio remanescente do Sport Club Germânia. Iwersen foi também fundador do Clube de Regatas Tietê e do Clube de Regatas São Paulo, ambos na capital paulista.


28 de fevereiro de 1927

É aprovado na Prefeitura de Curitiba o projeto do arquiteto Francisco Pinow para a construção de uma sede social para o Graciosa Tennis Club.


14 de junho de 1927

Em assembleia geral extraordinária presidida por Augusto Iwersen, um novo estatuto é aprovado para contemplar a fusão das agremiações.


28 de junho de 1927

A nova diretoria do clube é eleita e toma posse. Um jantar no Hotel Jonhscher marca a data. Compõem a primeira diretoria:

• Presidente: Ivo Abreu de Leão
• Vice-presidente: Hugo Palmquist
• 2º vice-presidente: Fritz Lachmann
• Secretário-geral: José Ernesto de Moura Brito
• 1º Secretário: Eurico Vianna
• 2º Secretário: Augusto Iwersen
• 1º Tesoureiro: Álvaro Junqueira Júnior
• 2º Tesoureiro: George Peffers
• Diretor da sede: Carlos Stellfeld
• Bibliotecário: Filinto Jorge Eisenbach


14 de julho de 1927

Em data fixada por convenção, nasce o Graciosa Country Club, com a inauguração do campo de golfe. Cabe a Madeleine More a honra da histórica tacada inaugural. Augusto Iwersen, que teve participação relevante na fusão para o surgimento do clube, recebe a ação patrimonial de número 1. Os primeiros associados foram Emil Koch, Hermann Schrank (que lideraram a captação de recursos para a fundação) Arnold Gaensly, Kurt Hermann, Wilheim Etzel Jr., Manoel Roskamp, Fritz Kopp, Adolf Naujoks, Alfred W. Müller, Richard Bürgels, Heinrich Scheffer (o primeiro presidente), Martin Grandenz, Jorge Iwersen, Arthur Iwersen, Richard Kock, Erich Kaspar, Ewald Iwer e Gotthard Kaesemodel Jr.


31 de dezembro de 1927

O clube realiza seu primeiro Baile de Réveillon.

1928

A primeira festa de casamento – de Higyno de Barros Lemos e Isolde Stellfeld – é realizada no clube.


Fevereiro de 1928

O clube promove seu primeiro baile de carnaval. Ainda sem reboco, as paredes foram cobertas de papel para a recepção dos foliões.


20 de maio de 1928

A primeira quadra de tênis é inaugurada no novo terreno do clube. Álvaro Junqueira Júnior e Augusto Iwersen destacam-se entre os praticantes do esporte.


12 de julho de 1928

Começam os festejos do primeiro aniversário do Graciosa Country Club, que culminam com um baile de gala animado por Silvio Mazzuca e sua orquestra.


14 de julho de 1928

Para marcar o primeiro aniversário do clube, a Comissão de Golfe organiza o torneio Tomb-Stone, com 26 inscritos. O certame é vencido por Carlos Macedo.


31 de julho de 1928

Uma nevasca cai sobre Curitiba, formando em toda a parte, inclusive na sede do novo clube, uma camada de gelo de quase meio metro de altura.


4 de novembro de 1928

Simbolicamente, uma pedra fundamental dá início à segunda etapa da construção da sede social.

1929

Julho de 1929

A diretoria do clube é reeleita para uma nova gestão, mas com algumas mudanças. Na secretaria-geral, José Ernesto de Moura Brito dá lugar a Hermano Franco Machado.


Julho de 1929

É instalado um sistema de iluminação na quadra de tênis.


15 de julho de 1929

Carlos Amorety Ozorio é nomeado Diretor de Tiro. A primeiras provas começam a ser realizadas num estande improvisado e reúnem os atiradores Arnaldo Azevedo, Augusto Iwersen, Bráulio Guimarães, Carlos Macedo, Epaminondas Ribeiro e Jayme Ross.


14 de maio de 1929

O terreno de 94.850 metros quadrados ocupado pelo campo de golfe, que vinha sendo utilizada desde fevereiro de 1927 por meio de contrato de arrendamento, é comprado de Rodolfo Strobel e Albino Osternack.


Outubro de 1929

A quebra na Bolsa de Valores de Nova York provoca a falência de empresas e investidores e o desemprego de milhões de trabalhadores no mundo todo.


30 de novembro de 1929

O arquiteto Francisco Pinow entrega as chaves da nova sede social do clube à diretoria.

1930

Julho de 1930

Ivo Abreu de Leão é novamente reeleito presidente. Fritz Lachmann passa a ser vice-presidente. Ricardo Pereira é o segundo vice-presidente e Carlos Stellfeld o secretário-geral.

1931

Janeiro de 1931

Alfred Hermann é contratado como treinador oficial dos tenistas do clube.


Abril de 1931

O presidente Ivo Abreu de Leão e o vice-presidente Fritz Lachmann renunciam ao cargo.


Maio de 1931

Agostinho Ermelino de Leão Júnior é eleito presidente para um mandato-tampão, tendo como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, Willian Tate e Waldemiro Teixeira. A secretaria-geral segue aos cuidados de Carlos Stellfeld.


Agosto de 1931

Ivo Abreu de Leão volta a ser escolhido como presidente, tendo como primeiro e segundo vices Willian Tate e Paulo Franchi, respectivamente. Flavio Fontana é o secretário-geral.

1932

24 de fevereiro de 1932

O voto feminino é instituído no Brasil.


Julho de 1932

Francisco Fido Fontana é eleito presidente em chapa que inclui também Paulo Franchi, Carlos Stellfeld, como primeiro e segundo vice-presidentes, e Cesar G. Correia, no cargo de secretário-geral.

1933

Julho de 1933

Ivo Abreu de Leão volta a presidir o clube. Desta vez os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes são ocupados por Vicente Moro e Hermano Franco Machado. Ricardo G. Pereira é o primeiro secretário.


O presidente norte-americano Franklin Roosevelt lança o New Deal, um plano econômico para recuperar a economia da crise de 1929.

1934

Julho de 1934

Luiz de Abreu Leão é eleito presidente. Integram também a diretoria Hermano Franco Machado, Augusto Mocellin e Ricardo G. Pereira.


Ilse Ribeiro destaca-se no tênis. Ela viria a se tornar a maior campeã do esporte da história do clube, chegando a ser vice-campeã brasileira no torneio simples, em 1950 e 1951, e vice-campeã de duplas mistas no Torneio Internacional de 1953.

1935

Julho de 1935

Luiz de Abreu Leão e o vice-presidente, Hermano Franco Machado, são reeleitos para mais uma gestão. João B. Ribeiro e Edmundo Hauer são o primeiro e o segundo secretários.

1936

30 de maio de 1936

Com redação de Flávio Fontana, edição de Ricardo Machado Lima e capa criada por Álvaro Junqueira Júnior, a primeira edição da Revista do Graciosa Country Club é publicada.


Julho de 1936

Ivo de Abreu Leão retorna à presidência em diretoria também integrada por César G. Correia, Tobias Gomes e Romário Fernandes.


22 de novembro de 1936

São realizadas as Pequenas Olimpíadas do Graciosa Country Club. Além de partidas de golfe e tênis, o certame contou com provas inusitadas como corrida com equilíbrio de ovo na colher, guerra equestre de travesseiros e caçada de galinhas.


Otto Ruzicska passa a ser treinador, zelador e coordenador das quadras de tênis.

1937

1º de janeiro de 1937

A uma distância de 119 metros, Hermano Machado consegue o 1º hole-in-one, a grande tacada do golfe, no green 3 do campo. Machado disputava então uma partida amistosa com Willian Tate e Edgard Kimmel.


Julho de 1937

Ivo de Abreu Leão é reeleito presidente. César G. Correia permanece como vice-presidente. O primeiro e o segundo secretários são João Loureiro e Bley Zorning.


Ivo Leão doa ao clube uma pequena área de 85 metros quadrados localizada ao lado do campo de golfe.


Começam os trabalhos de construção do parque aquático, obra confiada à empresa Gutierrez, Paula & Munhoz.

1938

20 de fevereiro de 1938

O parque aquático é inaugurado com uma piscina semiolímpica, uma piscina infantil e duas plataformas para saltos ornamentais. A festa de inauguração foi planejada por Erich Alberto Luhm, que viria a dar aulas de natação no clube, ficando na memória de gerações de graciosanos. Coube à madrinha Patrícia Gomm Müller dar o primeiro mergulho na piscina.


Abril de 1938

O Graciosa Country Clube abre suas portas para o 1º Campeonato de Tênis Cidade de Curitiba. O vencedor do simples foi o tenista Lucius P. Smythe, do Club Atlético Paranaense. No simples feminino a vitória foi da graciosana Ema Hauer.


Abril de 1938

O clube inaugura um estande de tiros. Os primeiros a utilizá-lo, inaugurando uma competição, foram Ivo e Lolita Leão.


Julho de 1938

Curt Oscar Mueller é eleito presidente tendo como vice Alarico Vieira de Alencar. O primeiro e o segundo secretários são, respectivamente, César Lamenha de Siqueira e Rubens Magno.


Jaime Arruda é contratado para ser o primeiro professor de natação do clube, que nesse ano sedia o 1º Campeonato Estadual de Natação.

1939

Janeiro de 1939

Bento Munhoz da Rocha Neto, que anos mais tarde se elegeria governador do Paraná, passa a presidir o clube, tendo Bley Zorning como vice. A primeira e a segunda secretarias são ocupadas, respectivamente, por Adolpho Romanó e Saul Valente.


Julho de 1939

Alarico Vieira de Alencar é eleito presidente do clube. A diretoria é também composta pelo vice-presidente Raul Gutierrez, pelos secretários Álvaro Junqueira Jr. e Bley Zorning.


28 de agosto de 1939

O Graciosa Country Club encampa o Guayra Golf Club, que vinha enfrentando dificuldades com sucessivas trocas de sede. Demolida, uma casa de madeira que pertencia ao patrimônio do Guayra foi reconstruída no terreno graciosano.


1º de setembro de 1939

A invasão da Polônia pela Alemanha dá início à Segunda Guerra Mundial.


Setembro de 1939

Os lotes 3 e 4 da Planta Juvevê são adquiridos pelo clube, que expande seu patrimônio e abre caminho para ampliações.

1940

Abril de 1940

Um decreto assinado pelo interventor federal Manoel Ribas determina o caráter de utilidade pública do Graciosa Country Club.


Julho de 1940

Alarico Vieira de Alencar é reeleito presidente, tendo Aryam Pessoa como vice. São secretários Adolpho Romanó e João Bley Zorning.


Outubro de 1940

Uma área de 30 mil metros quadrados é comprada pelo clube para expansão do campo de golfe.

1941

Julho de 1941

Luiz Leão é eleito presidente em chapa também composta por Álvaro Junqueira Júnior, como vice, Argonauta P. Alves, como primeiro-secretário, e Oswald Bittencourt, como segundo secretário.

1942

Julho de 1942

Rosaldo Mello Leitão é eleito presidente, tendo Máximo Kopp como vice. São secretários Argonauta P. Alves e Mário Vasconcellos Ribeiro.

1943

Julho de 1943

Toda a diretoria capitaneada por Rosaldo Mello Leitão é reeleita para mais uma gestão.

1944

Julho de 1944

Rosaldo Mello Leitão é reeleito presidente mais uma vez, agora com Luiz Fernando Lopes como vice e com Argonauta P. Alves e Agostinho Leão Filho como secretários.


14 de outubro de 1944

O Graciosa Country Club promove seu primeiro baile de debutantes com a apresentação das senhoritas Alzira Sevalho, Cleusa Lupion, Maria Aparecida Ortolani e Maria Ceci Ortolani.

1945

Julho de 1945

Ivo Abreu de Leão volta a presidir o clube. Compõem também a diretoria Bley Zorning, Máximo Kopp e Oldemar B. Guimarães.


6 de agosto de 1945

Uma bomba atômica é lançada sobre a cidade de Hiroshima, no Japão. Três dias depois, ataque semelhante ocorreria contra Nagasaki. Acredita-se que mais de 200 mil vidas tenham sido perdidas nas duas explosões.


2 de setembro de 1945

A rendição japonesa põe fim à Segunda Guerra Mundial. As estimativas indicam que mais de 50 milhões de pessoas perderam a vida na guerra ou em consequência dela.


Novembro de 1945

O clube pede às autoridades o fim da interdição do estande de tiro. Durante a Segunda Guerra Mundial, o espaço teve seu uso impedido – inclusive com o confisco das armas.

1946

Julho de 1946

Ivo Abreu de Leão é reeleito presidente, tendo como vice Edmundo Hauer. São secretários Máximo Kopp e Waldemar Monastier.


Pedro Faraco, diretor de golfe, institui o Torneio Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, cujas primeiras três edições foram vencidas pelo paulista Mário Gonzalez.

1947

Julho de 1947

Harry Blas Gomm é eleito presidente do clube, tendo Álvaro Junqueira Jr. como vice. São secretários Argonauta P. Alves e Dirceu Barbosa.

1948

Julho de 1948

Luiz Leão é eleito presidente, tendo como vice Álvaro Junqueira Jr. e como secretários Argonauta P. Alves e Dirceu Barbosa.


Dezembro de 1948

O presidente Luiz Leão, então com 42 anos, morre repentinamente. O vice Álvaro Junqueira Jr. assume a presidência. Enlutado, o clube deixa de celebrar o Réveillon.

1949

Julho de 1949

Álvaro Junqueira Jr. é eleito presidente, tendo como vice Ivo Leão. Argonauta P. Alves e Dirceu Barbosa reassumem os cargos de secretários.



Arlindo Rech é o primeiro paranaense a vencer o Torneio Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, então em sua quarta edição.



12 de dezembro de 1949

O clube inaugura a Boate Palhoça.

1950

Julho de 1950

Ildefonso Correia Fontana é eleito presidente. José Luiz Guerra Rego é o vice. São secretários Percy Feliciano de Castilho e Odair Hoffmann.


Agosto de 1950

As sessões do Cine Graciosa são abertas nas instalações da Boate Palhoça. Mesmo com a chegada da televisão, o cinema seguiu entretendo os associados até meados dos anos 70.


18 de setembro de 1950

Com equipamentos trazidos do exterior por Assis Chateaubriand, o Brasil registra sua primeira transmissão televisiva. Estava inaugurada a TV Tupi, com estúdios em São Paulo.

1951

Julho de 1951

A diretoria é reeleita. Na secretaria, contudo, sai Percy Castilho e entra Argonauta P. Alves.


Um parque infantil é construído ao lado das piscinas. O clube conta então com 816 sócios e uma área de 226 mil metros quadrados.

1952

Julho de 1952

Eduardo Virmond de Lima e Álvaro Junqueira Jr. são eleitos presidente e vice. Os secretários da gestão são Ruy V. Carnasciali e Luiz Carlos Leão.

1953

Julho de 1953

Ildefonso Correia Fontana volta a presidir o clube. Nessa gestão sua diretoria é composta também por Máximo Kopp, Argonauta P. Alves e Rubens Magno.


As mulheres passam a integrar o Aberto de Golfe Cidade de Curitiba. A fluminense Alice Machado vence o primeiro torneio.


George Bella Naday, húngaro radicado em Curitiba e frequentador assíduo do Graciosa Country Club, vence o Aberto de Tênis de Curitiba, feito que repetiu em 1954 e 1956.


24 de novembro de 1953

Como parte dos festejos pelo centenário da emancipação política do Paraná, o clube e a Federação Paranaense de Tênis organizam o 1º Torneio Internacional de Tênis. Art Larsen foi o ganhador da categoria simples no masculino. No feminino, a vencedora foi Dóris Harth. Nas duplas, Larsen venceu jogando com Budge Patty e Dóris Harth com Shirley Fry. Dóris ganhou ainda um terceiro troféu pela vitória nas duplas mistas, que disputou ao lado de Horst Hermann.

1954

Julho de 1954

Uma nova diretoria, encabeçada pelo presidente José Luiz Guerra Rego, é eleita. O vice é Evaristo Biscaia. São secretários Ruy Ferreira da Luz e Evaldo Vita.


24 de agosto de 1954

O Brasil recebe atônito a notícia do suicídio do presidente Getúlio Vargas no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.


Maria Esther Bueno marca presença no Torneio Internacional de Tênis disputado no clube.

1955

Julho de 1955

José Luiz Guerra Rego é reeleito presidente, mas com nova composição na diretoria. O vice é Dirceu Barbosa. José Gonçalves Jr. e Julio Manfredini são os secretários.


Linda Macedo é a primeira paranaense a vencer o Aberto de Golfe Cidade de Curitiba.


30 de novembro de 1955

É assinada a escritura de mais terrenos adquiridos pelo patrimônio do clube. Por delegação de José Luiz Guerra Rego, a negociação com os vendedores é feita por Dirceu Barbosa, Olavo Meister e Waldemar Monastier. Nos anos seguintes, mais terrenos contíguos às quadras de tênis seriam comprados.

1956

Um sistema de irrigação é implantado no campo de golfe.


Sempre treinando no Graciosa Country Club, o tenista George Bella Naday sagra-se campeão brasileiro.


Janeiro de 1956

Montado às pressas para cobrir lacuna em um evento no Círculo Militar do Paraná, o time de pólo graciosano vence a experiente equipe da casa por 8×1.

1957

Janeiro de 1957

Eduardo Virmond de Lima assume a presidência do clube.


Julho de 1957

Ernani Guarita Cartaxo assume a presidência, tendo como vice Milton B. Withers. São secretários Clotário de Macedo Lopes e Teunis Van Den Berg.

1958

Julho de 1958

Arides Pinho é eleito presidente. A diretoria, também composta pelo vice Roberto Décio Pereira de Leão e pelos secretários Jair Câmara e Pedro Pimpão de Azevedo, seria reeleita para nova gestão em julho de 1959.


Ivo Ribeiro, filho da lendária tenista Ilse Ribeiro, vence o Torneio Aberto. Tenista de renome mundial, Ribeiro seria vice-campeão da categoria 18 anos em Wimbledon, integraria a seleção brasileira da Copa Davis e se sagraria tricampeão brasileiro e campeão sul-americano. É também pai do campeão brasileiro Sérgio Ribeiro.

1959

O Country Bar, ou Ninety Hole, é instalado no clube, como passagem obrigatória para o vestiário. Demolido anos depois, ressurgiu em 2017 no térreo do complexo do golfe.


Janeiro de 1959

Nasce o Grêmio Flamingo, tendo Antônio Sérgio Guimarães Lück como primeiro presidente. As diretorias compostas ao longo da história formariam três futuros presidentes do clube: Carlos Alberto Forbeck de Castro, João Carlos Ribeiro e Rubens Pinho. As festas, gincanas e shows promovidas pelo grêmio ao longo dos anos marcaram época e aproximaram os jovens do clube.

1960

21 de abril de 1960

O presidente brasileiro Juscelino Kubitschek inaugura Brasília, a nova capital federal.


Julho de 1960

Nagibe Chede é eleito presidente. Sua diretoria inclui também o vice Julio Manfredini Junior e os secretários Norberto Castilho e João Lydio Siler Bettega.


Nagibe Chede inaugura em Curitiba o Canal 12, precursor da RPCTV, que integra a Rede Globo.

1961

Julho de 1961

Roberto Décio Pereira de Leão é eleito presidente do clube, tendo Egon A. Mueller como vice. São secretários Paulo Roberto Biscaia e Osmar Stuart.

1962

2 de abril de 1962

O bar do parque aquático é inaugurado.


Julho de 1962

Daniel Silvestre Russi é eleito presidente, tendo Ruy Ferreira da Luz como vice. São secretários Edwaldo Labatut e Oldemar B. Guimarães.

Francisco Cunha Pereira Filho e Edmundo Lemanski compram o jornal Gazeta do Povo, que havia sido fundado em fevereiro de 1919 por Benjamin Lins e Joseph de Plácido e Silva.

1963

• Sandra Hromada é a primeira graciosana a aderir ao traje de banho de duas peças. O biquini lhe fora presenteado pelo pai, Erwin Hromada.


Julho de 1963

Fernando Antonio Miranda é eleito presidente, tendo como vice José Lacerda. São secretários Francisco Fernando Fontana e José Lustoza Ribas.

A sauna é instalada no clube, funcionando inicialmente com forno a lenha.

1964

Março de 1964

Do dia 22 ao dia 29 o Graciosa Country Club sedia o Primeiro Encontro Nacional de Country Clubs e Clubs de Golfe.


31 de março de 1964

Tanques do Exército cercam o Rio de Janeiro, onde estava o presidente João Goulart, o Jango. O presidente parte para o exílio no Uruguai e uma junta militar assume o poder, dando início à ditadura.


Integrantes do Grêmio Flamingo introduzem a prática de futebol de salão no clube.


O clube passa a contar com barbearia e salão de beleza.


Por iniciativa do colunista social Dino Almeida, um baile é organizado para a escolha a garota mais glamurosa dentre aos clubes de Curitiba. Nasce uma nova tradição: o concurso Glamour Girl.

1965

Julho de 1965

Ewaldo Vita é eleito presidente. Seu vice é Ruy V. Carnasciali. São secretários Gastão Wolff e Joaquim Miró Neto.


10 de julho de 1965

O clube presta homenagem a Adolfo Krueger Junior, o Bruda, funcionário muito querido pelos associados nos mais de 35 anos de trabalho no Country.

1966

Julho de 1966

Amur Ferreira do Amaral Filho é eleito presidente, tendo como vice João B. Focaccia e como secretários Paulo Fontana Junqueira e Luiz Geraldo Caillet Santos.

1967

Julho de 1967

Amur Ferreira do Amaral Filho é reeleito. A vice-presidência passa a ser ocupada por Norberto Feliciano Franchi de Castilho. São secretários Arcésio Monastier e Gilberto Ramos. Com essa configuração, a diretoria seria reeleita novamente em julho de 1968.

1968

Uma cancha de areia é inaugurada para as peladas de futebol.

1969

20 de julho de 1969
A terra é azul: o mundo assiste maravilhado à chegada do homem à Lua. Neil Armstrong torna-se o primeiro humano a pisar a superfície lunar.


Julho de 1969
Norberto Feliciano Franchi de Castilho é eleito presidente, tendo como vice Bernardo Augusto da Veiga. São secretários Arcésio Monastier e Fernando Kastrup.


É inaugurado o Jardim de Infância para filhos de associados. A escola funcionaria até 1974, quando instituições do gênero passaram a ser comuns em Curitiba.


É criada a Taça Amizade, com disputas entre os golfistas graciosanos e os do Asunción Golf Club. Anos mais tarde, ação semelhante se daria com o Paraná Country Club, de Hernandárias, também no Paraguai.

1970

Junho de 1970
A cancha usada para a prática de futebol recebe um sistema de iluminação. Tempos depois, o piso de areia seria substituído por um gramado.


Julho de 1970
Amur Ferreira do Amaral Filho volta a presidir o clube em diretoria composta também pelo vice Acyr Macedo Guimarães e pelos secretários Ernani Guarita Cartaxo Filho e Ronald Machado da Luz. O grupo seria reeleito para nova gestão em julho de 1971.

1972

Julho de 1972
Amur Ferreira do Amaral Filho e Antonio Acyr Macedo Guimarães são reeleitos como presidente e vice. Na secretaria, Ronald Machado da Luz passa a fazer dobradinha com Joaquim Antonio Guimarães de Oliveira.


20 de maio de 1972
Por decisão de Jaime Lerner, então em sua primeira gestão como prefeito, a Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, passa a ser primeira via do Brasil de uso exclusivo para pedestres.

Aulas de judô começam a ser ministradas no clube.

1973

Julho de 1973
Manoel Rosenmann é eleito presidente. Geroldo Augusto Hauer é vice e os secretários são Arnaldo Camargo Filho e João Alberto Guimarães.


Thereza Cristina dos Santos é a primeira graciosana a vencer o concurso Glamour Girl do Paraná.

1974

Julho de 1974
Geroldo Augusto Hauer é eleito presidente, tendo como vice Edmundo Reichmann. São secretários Arnaldo Camargo Filho e Mario M. Macedo.

1975

Julho de 1975
Edmundo Reichmann é eleito presidente para o biênio seguinte. O vice é Paulo Antonio M. Munhoz. São secretários Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque e Fernando Kastrup.


17 de julho de 1975
A famosa nevasca que atingiu Curitiba cobre de branco os campos do clube.

1976

14 de agosto de 1976
Uma nova piscina semiolímpica é inaugurada.

1977

Julho de 1977
Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque é eleito para o biênio seguinte, tendo como vice Marcos Antonio Hauer. São secretários Marcos Zanier e Antonio Alves de Araujo Filho.


Julho de 1977
Um baile animado pela orquestra Ronaldo Lark celebra o Jubileu de Ouro do clube.


Outubro de 1977
Por iniciativa dos tenistas, é criado o campeonato que viria a ser conhecido como Torneio de Natal.


Karin Freund, na categoria infantil, bate os recordes paranaenses dos 100 e 200 metros livres, levando o Troféu Germano Bayer.

1978

É adquirido o terreno para a construção do Ginásio de Tênis.

Julho de 1979

Marcos Antonio Hauer é eleito presidente, tendo como vice João Candido da Cunha Pereira. São secretários Reinaldo S. Peixoto e José Luiz Lins de Souza.


As mulheres praticantes do golfe ganham uma casa, espaço que combina vestiário no piso superior e espaço para festas no térreo.

1980

O Graciosa conta 1.800 associados. A população de Curitiba é de 1,3 milhão de habitantes.

1981

Julho de 1981

Marcos Antonio Hauer é reeleito. Neste biênio sua diretoria é composta também pelo vice Nelson Justus e pelos secretários Abilio de Abreu Neto e Daniel Russi Filho.


O Ginásio de Tênis é inaugurado com duas quadras. O tenista Björn Borg, então número 1 do ranking mundial, inaugura as quadras cobertas numa partida de exibição diante das arquibancadas lotadas.


O Torneio Aberto de Golfe Cidade de Curitiba foi realizado ao I Torneio Internacional Copa Atlântica Boa Vista. Os certames reuniram grandes nomes do golfe mundial, como os norte-americanos Kirk Maynord e Jeff McMillian – num total de 20 profissionais e 47 amadores.

1983

Julho de 1983

Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque volta a presidir o clube. João Candido da Cunha Pereira é o vice. São secretários Carlos Alberto Farracha de Castro, o Deco, e Arthur da Silva Lene Neto.


2 de setembro de 1983

Curitiba ganha seu primeiro shopping center, o Müller, construído onde outrora se iniciava a Estrada da Graciosa.

1984

12 de janeiro de 1984

A Boca Maldita, no centro de Curitiba, é palco de um comício com o mote “Diretas Já”. A manifestação se espalharia por todo o Brasil nos meses seguintes, em apelo pela volta da escolha direta do presidente do Brasil.

1985

15 de janeiro de 1985
O Colégio Eleitoral escolhe Tancredo Neves como presidente do país.


15 de março de 1985
Com dores abdominais, o presidente eleito é hospitalizado. O vice, José Sarney, toma possa e a data passa a marcar o fim do período ditatorial no Brasil.


21 de abril de 1985
O Brasil se comove com a morte de Tancredo. Sarney passa de presidente interino a permanente.


Julho de 1985
No Graciosa Country Club, Carlos Alberto Forbeck de Castro é eleito presidente. A diretoria do biênio é composta também por Germano Vilhena de Andrade, como vice, e pelos secretários Antonio Alves de Araújo Filho e José Luiz Osti Muggiatti.

1987

Julho de 1987
Carlos Alberto Forbeck de Castro é reeleito. Na nova gestão seu vice é Abílio Gonçalves de Abreu Neto. São secretários Daniel Russi Filho e Ítalo Conti Junior.


  • É criado o Departamento Feminino de Tênis.
  • Um novo sistema de irrigação do campo de golfe é implantado. As válvulas aspergem água oriunda de um poço artesiano.

Agosto de 1987
Gisele Miró, a mais bem sucedida tenista graciosana, conquista a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos disputados em Indianápolis, nos Estados Unidos.


Setembro de 1987
O clube promove a Festa Esportiva e Cultural da Primavera, unindo todos os esportes.

1988

Uma propriedade adquirida para a realização de eventos mais restritos, como jantares de pequenos grupos e festas infantis, é adquirida pelo clube. O local passa a ser conhecido como “Casa de Festas”.

1989

Julho de 1989
Abílio Gonçalves de Abreu é eleito presidente. O vice é Luiz Alberto Rego Barros. Na nova nomenclatura dos cargos que compõem a diretoria, Guilherme Guedes Pereira é o diretor-secretário e Joaquim Antonio de Oliveira Portes é o vice-diretor secretário.

1991

Julho de 1991
Carlos Alberto Forbeck de Castro volta a ser eleito presidente. Também compõem a diretoria o vice Marcos Antonio Hauer, o diretor-secretário Mario Lauro Tavares Martinelli e o vice-diretor secretário Orlando Otto Kaesemodel Filho.


5 de outubro de 1991
Jaime Lerner, então no terceiro mandato como prefeito, inaugura o Jardim Botânico de Curitiba.

1992

18 de março de 1992
A Ópera de Arame é inaugurada e se torna uma das grandes atrações turísticas de Curitiba.


5 de maio de 1992
O clube incorpora ao patrimônio um terreno de pouco mais de 5 mil metros quadrados que pertencia à Madeireira Zaramela.

1993

Março de 1993
A gincana “Curitiba é Graciosa” marca o ano do tricentenário da cidade.


Julho de 1993
Rubens Pinho é eleito presidente do clube, tendo como vice Antonio Alves de Araujo Filho. O diretor secretário do biênio é Gilberto Guimarães Monastier e seu vice é José Renato Duarte Filho.

1994

Com um Bal Masqué promovido na segunda-feira de carnaval, o clube revive uma antiga tradição.


Para as aulas de golfe, o clube constrói um driving-range – o primeiro iluminado do Brasil.

1995

Julho de 1995
Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque retorna à presidência em diretoria composta também pelo vice Joaquim Antonio Guimarães, pelo diretor administrativo Sérgio José Ferreira de Souza e pelo diretor financeiro Marcelo Iwersen.


O sistema de irrigação do campo de golfe é ampliado.

1996

O Graciosa Country Club passa a sediar um torneio estabelecido três anos antes, no Curitibano. O Vets Internacional de Curitiba de Tênis, como ficou conhecido, passou a atrair a cada ano atletas de um número cada vez maior de países.


Cobertura da varanda: fazendo o espaço mais disputado.

1997

Maio de 1997
Como última parada antes de Roland Garros, Gustavo Kuerten vence o Aberto de Curitiba, disputado no Graciosa Country Club.


Julho de 1997
João Carlos Ribeiro é eleito presidente, tendo como vice Osvaldir Benato. A diretoria é composta ainda pelo diretor administrativo João Alberto Rocha Guimarães e pelo diretor financeiro Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas.


O green 6 do campo de golfe é construído.


O clube vive uma revolução: os salões principais são reformados, uma nova cozinha é construída, um novo centro administrativo passa a funcionar deslocado da sede e o estacionamento começa a ser ampliando com vagas no subterrâneo.


Revivendo sua trajetória pessoal, o presidente João Carlos Ribeiro cria o novo Grêmio Flamingo.

1998

Abril de 1998
Um baile de gala traz ao clube a Família Lima, para uma serenata de violinos. A festa conta também com a Orquestra Toque de Imaginação.


9 de agosto de 1998
Pratos criados pelo chef Pascal Valero, do Hotel Le Bristol, de Paris, atraem a atenção dos sócios e no Dia dos Pais o restaurante do clube estabelece um recorde no almoço ao servir 704 refeições.

Surge o Cartão de Crédito Graciosa.

1999

Maio de 1999
É inaugurado o Centro Poliesportivo, com piscinas aquecidas, academia de ginástica e quadra poliesportiva, multiplicando as modalidades desportivas disponíveis para os associados.


Julho de 1999
Nelson Menicucci Rezende é eleito presidente, tendo como vice Freddy Jacques Santos Lima Kesselring, como diretor administrativo João Manoel de Oliveira Franco e como diretor financeiro Carlos Eduardo de Souza Martins.


30 de outubro de 1999
São inaugurados a sala de sinuca, o home-theater e uma sala de reuniões.


31 de dezembro de 1999
Mais de mil pessoas se reúnem no clube para o grandioso Baile de Réveillon de 2000. Diante da imensa procura, a diretoria do clube esvaziou a piscina para, em seu lugar, criar temporariamente um salão extra para os festeiros que se maravilharam com o espetáculo pirotécnico oferecido.


O novo estacionamento é inaugurado e a capacidade total salta de 180 para 330 vagas.

2000

O clube realiza pela primeira vez o Salão Graciosa de Artes Plásticas, dedicado a abrir espaço para a exibição do talento dos associados.

2001

Julho de 2001
Duas novas quadras de squash são inauguradas no Complexo Poliesportivo do clube.


Julho de 2001
João Manoel de Oliveira Franco é eleito presidente. Cacibo Behar Buffara é o vice. As diretorias administrativa e financeira ficam a cargo, respectivamente, de José Eduardo de Moraes Sarmento e Jackson Lenzi Pires.


A diretoria cria uma escola para que todos os funcionários concluam os estudos no ensino fundamental e médio.

2002

Julho de 2002
O patrimônio é ampliado com a compra de um terreno de 630 metros quadrados localizado ao lado da Casa de Festas.


10 de agosto de 2002
O Jubileu de Diamante – marcando os 75 anos de fundação do clube – é festejado em noite black-tie, ao som da orquestra de Ed Costa e da banda The Platters.

2003

17 de maio de 2003
É inaugurado no clube um novo campo de futebol suíço.


23 de maio de 2003
Formam-se os primeiros 44 funcionários que frequentaram a escola criada pelo clube.


Julho de 2003
João Carlos Ribeiro é novamente eleito presidente. Sua diretoria traz, como novidade, a presença de uma mulher, a vice Maria Elisa Ferraz Paciornik. Tobias de Macedo e Antonio Luiz C. Teixeira de Freitas são, respectivamente, diretores administrativo e financeiro.

Uma reforma faz o green 9/18 recuar 50 metros para evitar a proximidade com o bar do golfe.

2004

A golfista graciosana Patrícia Carvalho vence pela primeira vez o Torneio Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, feito que se repetiria em anos seguintes. Consagrada no Graciosa Country Club, ela passou a integrar o selecionado brasileiro de golfe em competições internacionais.


24 de abril de 2004
É inaugurada no clube a Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto.


28 de março de 2004
É inaugurado o Clubinho da Criança, para os pequenos de até 9 anos.

2005

Março de 2005
Os graciosanos passam a contar com um spa de 1.550 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos.


Julho de 2005
João Carlos Ribeiro é reeleito presidente. Na nova gestão a vice-presidência fica a cargo de Tobias de Macedo. Os diretores administrativo e financeiro são, respectivamente, Roberval Kugler Mendes e Oilson Centa Negrelle.

2007

Julho de 2007
Tobias de Macedo é eleito presidente do clube. A diretoria é composta também por Silvio Luhm como vice-presidente, por José Eduardo Moraes Sarmento, na área administrativa e Oilson Cente Negrelle no setor financeiro.

2009

Julho de 2009
Tobias de Macedo é reeleito presidente. Na vice-presidência estão Nelson Luiz Velloso Filho, José Eduardo Moraes Sarmento, na área administrativa, e Guilherme Jacques Teixeira de Freitas, na financeira.


Dezembro de 2009
Decoradas para o réveillon, as quadras cobertas de tênis receberam mais de 2 mil pessoas na festa organizada para receber o ano de 2010.

2010

Um novo lago é construído no campo de golfe.

2011

Julho de 2011
João Carlos Ribeiro assume a presidência para um novo biênio, tendo Oilson Centa Negrelle como vice. As vice-presidências administrativa e financeira ficam, respectivamente, a cargo de Guilherme Teixeira de Freitas e Alexei Affonso S. Antoniuk.

O Clubinho da Criança ganha uma nova sede, especialmente projetada para atender os pequenos.

2013

Julho de 2013
João Carlos Ribeiro é reeleito presidente. A diretoria é composta também por Glaucio Fernando Bley Filho, Ricardo Luiz Loures Canto (administrativo) e Alexei Affonso S. Antoniuk (financeiro).


2 de agosto de 2013
O badalado DJ holandês Steven Quarré anima a festa “Unique”, organizada pelo Grêmio Flamingo.

O clube inova ao lançar o line-up que combina a tradição dos bailes de debutantes com toques contemporâneos.

2014

Abril de 2014
A Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto ganha uma logomarca para marcar seu décimo aniversário.

2015

Julho de 2015
Glaucio Fernando Bley Filho é eleito presidente, tendo Gustavo Mussi Milani como vice-presidente. A vice-presidência administrativa fica a cargo de Alexei Affonso S. Antoniuk e a financeira com Guilherme Jacques Teixeira de Freitas.

No anexo do antigo Cine Ribalta, são construídas duas quadras e um complexo de apoio para a prática de padel no clube.

Surgem no clube as duas primeiras quadras de beach tennis.

2017

Julho de 2017
Glaucio Fernando Bley Filho é reeleito presidente. Sua diretoria é composta ainda por Gustavo Mussi Milani, José Hillani e por Alexei Affonso S. Antoniuk.

Uma grande reforma triplica o Centro Poliesportivo e confere ao espaço maior conforto com o novo sistema de climatização e sonorização, além de restaurante e loja de artigos esportivos.


Março de 2017
Considerado um dos mais bonitos do país, o campo de golfe do clube passa por uma reforma completa, com projeto assinado pelo arquiteto norte-americano Dan Blankenship.

2018

7 de fevereiro de 2018
Uma intensa chuva de granizo volta a cobrir de branco o campo de golfe, fazendo os associados mais antigos reviverem a histórica nevasca de 1975.

Endereço

Avenida Munhoz da Rocha, 1.146, Cabral, Curitiba – Paraná

Fale Conosco

(41) 3015-5005

Redes Sociais

Graciosa Country Club © 2025 – Todos os Direitos Reservados.
CPNJ: 76.590.306/0001-07