
A Curitiba de 1914 atraía os imigrantes europeus, que trouxeram uma cultura diferente, transformando o cenário urbano da capital paranaense.
A população da cidade não ultrapassava os 30 mil habitantes, quando um grupo de pessoas da sociedade se reuniu e fundou um clube com a finalidade de praticar atividades esportivas. No dia 11 de novembro de 1914, Emil Koch e Hermann Schrank, com a ajuda da colônia alemã curitibana, arrecadaram 20 mil réis e fundaram o Sport Club Germânia 1914.
Esse clube de raízes germânicas, erguido na Estrada da Graciosa, onde hoje fica a esquina entre a Rua João Gualberto e a Rocha Pombo, contava com uma pequena sede de madeira e duas quadras de tênis. O número de sócios também era reduzido e totalizava apenas 19 pessoas.
Em 11 de maio de 1921, o sócio Carlos Stellfeld propôs mais uma mudança no nome do clube, dessa vez para Graciosa Tennis Club, devido à sua localização: à margem da Estrada da Graciosa. A aprovação pelos sócios foi imediata.
A ideia de aplicar o conceito americano de clubes de campo como locais de esportes e lazer familiar foi desenvolvida por Álvaro Junqueira Júnior, que vinha de uma temporada nos Estados Unidos. Com grande espírito empreendedor, ao voltar ao Brasil, empenhou-se na criação de um “country club” nos moldes dos norte-americanos. Ele também associou-se ao Graciosa Tennis Club em 1922.
No segundo semestre de 1926, a diretoria do Graciosa Tennis Club propôs uma fusão aos componentes do Curityba Golf Club, para que formassem um único clube. A proposta foi aceita. A diretoria, então, solicitou ao arquiteto Francisco Pinow um projeto para a construção de uma ampla sede social em estilo normando. No dia 03 de janeiro de 1927, os membros do Curityba Golf Club foram incorporados ao Graciosa Tennis Club.
Em 14 de junho do mesmo ano, foi lido o novo estatuto e fundado o Graciosa Country Club. Porém, a data da fundação foi modificada para 14 de julho de 1927.
O passo seguinte foi a preparação de nove greens para a prática do golfe, execução que ficou a cargo de Will Kremer.
Um ano depois, em 14 de julho de 1928, aconteceu o primeiro Baile de Aniversário daquele que se tornaria um dos mais refinados endereços sociais e esportivos de Curitiba.